domingo, 16 de janeiro de 2011

Cocina del Peru

Da mesma maneira que o clima é diferenciado entre as três regiões peruanas (a costa, o altiplano e a região tropical) , a culinária também apresenta notáveis variedes. No entanto, salienta-se que, em geral, os pratos peruanos são fortes e picantes.
O ceviche, típico da região costeira, pode ser considerado o prato que mais representa a cozinha peruana, pois é o mais conhecido em outras partes do mundo. Ele é preparado com peixes crus e mariscos marinados em sumo de limão, pimentões picantes e servido com cebolas cruas, batata doce e milho assado.  Em Lima, são comuns as cevicherías, estabelecimentos que oferecem ampla variedade de ceviches, bem como outros pratos feitos com frutos do mar, por exemplo o escabeche (preparado com peixe, azeitonas, ovos, pimentões, cebolas e camarões). Uma opção que não leva futos do mar no preparo é o ají de gallina – a galinha é o ingrediente principal de um prato cremoso e picante.
Ceviche
                                            
Ají de gallina

Os Incas utilizavam como alimentos básicos da dieta o milho e a batata e essa característica permanece ainda hoje na culinária do altiplano. O lomo saltado é um prato típico desta região: preparado com tiras de carne misturadas com cebolas, tomates, pimentões, batatas fritas e servido com arroz ( acho que deve ser muito parecido com as “tábuas” e “chapas” de porções servidas nos barzinhos de BH! Deve ser uma delícia!). Os pratos preparados com frango – pollo – são bastante procurados. De todas as comidas que eu pesquisei, o que mais chamou minha atenção é o costume de se comer cuy - uma iguaria apreciada em diversas partes do Peru, servido frito ou assado com a cabeça e as patas do animal viradas para cima. (Cuy é porquinho-da-índia! ) .

Lomo Saltado

As refeições são compostas, geralmente, de três etapas: a entrada (sopas), o prato principal (batatas, arroz e carnes) e  a sobremesa (costumam oferecer frutas e gelatinas com leite condensado). De acordo com as minhas pesquisas e conversas com quem já viajou ao Peru, uma alimentação de qualidade não é cara: com 10 dólares é possível fazer uma ótima refeição.

Foto retirada do Facebook do Alexandre, um amigo que fez mochilão pela Bolívia e Peru. Este prato representa a culinária do altiplano: sopa de ervilhas, servida com arroz, carne e batata.

Na selva, os peixes se destacam na culinária, mas também se encontram carnes exóticas, tais como crocodilos, macacos, tartarugas.  
Ao se falar de bebidas peruanas, deve-se falar de Pisco Sour: um coquetel preparado com pisco (bebida feita de uvas verdes), clara de ovo, sumo de limão e açúcar. Dizem que é uma bebida refrescante e deliciosa.  O pisco também pode ser bebido puro. Quanto às cervejas, é curioso que cada cidade possui sua própria cerveja – a cusqueña, a arequipeña – e a cerveja é servida quente.  Outra bebida típica é a chicha morada: não alcoólica, preparada com milho escuro e servida gelada. Além das já citadas bebidas, quem visita o Peru não pode deixar de experimentar o Inca Kola: o famoso refrigerante peruano.
  
     Pisco e o coquetel preparado com a bebida, o Pisco Sour

A cerveja de Cusco, a Cusqueña


O famoso refrigerante Inca Kola

  
Não alcoólica e preparada com milho escuro: a chicha morada

A respeito da folha e do chá de coca, reservarei um post apenas para este assunto, que desperta a atenção e curiosidade de muitos viajantes. 
O site  http://www.perumuchogusto.com/   contém muita informação bacana sobre a culinária perunana, portanto recomendo que visitem.
Agora, vou fazer um lanchinho, pois escrever esse post me deixou com uma fominha! Até a próxima, galera!



2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkk Eu experimentei quase tudo e não gostei de nada... só do Inca Kola e do Pisco Sour... hehehe Achei a comida muito forte, até o tempero da carne até diferente. No meu último dia em Lima estava na casa de uma Peruana que conheci e ela estava preparado um prato típico peruano acho que era esse Lomo Saltado. Dai como vc disse: parece ser uma delícia. kkkkk Dai como eu não aguentava mais comer as comidas fortes deles pensei: hummm vou comer algo igual eu como no Brasil, dai fui com toda cede ao pódio e quando coloquei a carne na boca, lá tava aquele mesmo tempero forte e totalmente diferente dos nossos aqui no Brasil. hehehe
    A Chicha tem um gostinho no final de chá mate gelado, então como não gosto de chá tb não gostei...
    Cebiche tb não me agradou pq não sou acostumado a comer frutos do mar, ainda mais crús...
    O Cuy experimentei do prato dos meninos em Águas Calientes, mas não teria coragem de comer um pq ele vem interiro com vc disse kkkkk
    Ah e as crevejas são boas, eu preferi a Pilsen, mas Cusqueña tb é boa...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Danillo! Estou louca para experimentar todos esses pratos! Acho que vou gostar da comida peruana, pois amo temperos fortes! hehe Mas acho que do ceviche não vou gostar muito, pois eu também não tenho costume de comer frutos do mar! cuy eu não vou ter coragem de comer! rsrsrs
    BjOo

    ResponderExcluir