segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cuzco





Visão panorâmica da Plaza de Armas


O estado de contemplação em que me encontrei ao pisar em Cusco não tem palavras que explicam: quando eu cheguei no quarto do hotel, eu fiquei umas meia hora sentada na frente da janela, olhando para rua e deixando meu pensamento voar, voar, voar... Meu espírito se renovava naquele momento. 
Cuzco é uma cidade cheia de boas energias e cheia de gente de toda a parte do mundo, sendo um bom lugar para fazer amizades... Eu fiz algumas nesta viagem!
No meu primeiro dia, pela primeira vez na vida experimentei o tão benéfico chá de folhas de coca, mas não gostei do sabor! Foi a primeira e única vez que tomei chá de coca nesta viagem e, para minha surpresa, meu organismo não sentiu falta do chá: adaptei-me perfeitamente às elevadas altitudes! Na verdade, tive alguns probleminhas agravados pela altitude, mas se eu não tivesse inventado de comer um prato inteiro de arroz con pollo eu não teria problemas, diante disso, creio que o problema não foi tanto a altitude, mas sim esse pollo que comi! Conselho: quando visitarem Cusco, cuidado com o que vão comer até o corpo se acostumar com a altitude, pois esta interfere na digestão!
Na parte da tarde, fui andar pela Plaza de Armas: que lugar mágico e lindo! Lá tem uma atmosfera de alegria e aventura, foi bom ficar sentada na praça e observando mochileiros passando pra lá e pra cá com suas mochilas enormes nas costas, turistas com cara de europeus e asiáticos, engraxates olhando para os pés dos turistas procurando ganhar alguns soles (eles sempre me falavam: pero necessita señorita Rsrs). Fiquei um tempo sentada e calada, até chegar um peruano que se dirigiu a mim perguntando se eu era uma “cantante”: sorri, falei que não, mas iniciamos uma demorada conversa.


Plaza de Armas
                                                             
Em Cuzco, tem muitos lugares a serem visitados, tais como sítios arqueológicos, mercados com produtos locais, museus, Igrejas e, pela noite, muitos lugares para tomar Pisco Sour e Cusqueña: Cuzco é o lugar da vida noturna! Visitei os sítios arqueológicos de Saqsayhuaman, Qenko, Puca-Pucara e Tambo Machay.
Visitei também a Basílica de Cusco e me encantei. Dentro dela, é visível a mistura da cultura Inca com a dos dominadores espanhóis – a base de pedra e o altar com imagens católicas, a iconografia com mensagens cristãs, mas com imagens incaicas, por exemplo uma pintura da santa ceia em que Jesus compartilha cuy e chicha morada no lugar do pão e do vinho. Tais artifícios eram essenciais a fim de se catequizar um povo que desconhecia a língua espanhola, por isso os conquistadores utilizavam imagens, teatros, gravuras, dentre outros meios. Além disso, dentro da catedral tem muito ouro, prata e obras de arte e tudo ali me encantou, tudo é muito lindo! Mas Jesus bebendo chicha morada eu achei incrível!
Também visitei Q`Orikancha, que é a estrutura mais importante de todo o Império Inca (mais importante do que Machu Picchu!!!) pois neste lugar estavam os templos mais importantes, tais como: O Templo do Sol, da Lua, das Estrelas, do Raio, do Arco Íris, etc. Depois da conquista espanhola, Q`Orikancha foi parcialmente destruído para dar lugar ao Convento de Santo Domingo. Resumindo, Cuzco é simplesmente fantástico! 

A fotos acima e abaixo são de Saqsayhuaman: formada por três muros sucessivos de pedras enormes. Provavelmente foi uma fortaleza militar e um lugar religioso dedicado ao Deus Sol. Observem que com algumas pedras os construtores de Saqsayhuaman formaram alguns desenhos significativos para a cultura inca, as patas de puma por exemplo.


Templo em homenagem ao deus Água: Tambo Machay 


Qenko: Templo do Deus Puma (o puma era o símbolo da guerra). Acredita-se que neste lugar foram feitos sacrifícios humanos.
 
No Peru, há uma variedade de milho (maíz) e batatas! Com este milho da foto acima é feita a bebida chicha morada

No próximo post, meu relato sobre Machu Picchu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário