segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Lima



Olá! Depois de alguns anos sonhando e planejando uma viagem para conhecer Machu Picchu, enfim esse dia chegou e o sonho se concretizou! Como síntese da viagem, eu declaro que foi mais do que eu esperava e tão lindo quanto eu imaginava! Meu roteiro incluiu três cidades: Lima, a capital do Peru, Cuzco e Puno. Saliento um detalhe: eu fui sozinha, foi uma aventura! A seguir, está o relato da minha viagem ao Peru.






Ida:

Confins-Guarulhos-Lima, conexão em Guarulhos, voo da Lan Peru em atraso, isso me rendeu 10 horas esperando no Aeroporto de Guarulhos, mas mesmo assim eu estava feliz e muito empolgada com tudo: até ver as pessoas embarcando no Lufthansa foi motivo de contemplação.

Lima:

Na madrugada do dia 23 de Julho, cheguei  ao Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima. No carro em que fui até Miraflores, bairro em que fiquei hospedada, estava tocando, numa rádio local, Gustavo Lima, aquela música ruim que fala de uma “balada boa”. A primeira visão que eu tive de Lima foi um incontável número de cassinos, me vem à mente o “Traga Monedas”.
Pela manhã, sai pelas ruas próximas ao hotel. Na primeira esquina, fui abordada por um peruano querendo fazer amizades. A partir disso, tive uma constatação: meu español estava péssimo! Mas eu ainda tinha muitos dias pela frente, era questão de sobrevivência eu lidar com aquilo, ou seja eu tinha que me esforçar ao máximo para entender e me expressar naquela língua o mais rápido possível! Mas com o passar dos dias, tudo foi dando certo e eu até tive meus minutos de tradutora: no hotel em Cusco, um senhor custou a entender o que era “rato” e me coube intervir no diálogo dele com a recepcionista e explicar que quando a recepcionista falara em “rato” ela quis dizer que num instante o táxi iria chegar e em questão de minutos ele chegaria à estação de ônibus! Neste dia, eu me senti a poliglota! Rsrs
Na parte da tarde, visitei alguns pontos turísticos em Lima: A Plaza Mayor, a Catedral de Lima e o Parque do Amor. No entorno da Plaza Mayor, se encontra o Palácio do Governo, a Prefeitura e os prédios relacionados à administração do governo, além disso nesta praça está situada a Catedral de Lima, que é belíssima! Em Lima, há uma grande preservação da arte pré-colombiana e colonial, em museus, catedrais e sítios arqueológicos, tal como o de Pachacamac, localizado no bairro de Miraflores.

                                          Plaza Mayor, Lima






Lima é uma cidade litorânea, entretanto o mar possui água bem fria e na costa tem muitas pedras, fazendo com que as praias de Lima não sejam propícias para o banho, mas são utilizadas para esportes radicais e a pesca. Por ser uma cidade litorânea, a culinária de Lima se baseia em frutos do mar, como o ceviche, um prato típico do Peru e reconhecido internacionalmente.  Há muitas cevicherías em Lima. Ao entardecer, fui ao Parque do Amor, que é um lugar lindo e agradável: aquela brisa fria vinda do mar nos fornece uma sensação agradável e também é agradável ver as pessoas voarem de asa-delta sobre aquele mar tão frio, ver os casais apreciando o pôr-do-sol... Enfim, tudo estava tão lindo no Parque do Amor, pena que eu havia deixado o meu amor no Brasil!

                                           Parque do Amor, Miraflores




Me chamou atenção o trânsito de Lima, bem como o seu transporte público: que caos!! Não há uma padronização do transporte coletivo: cada ônibus é de um jeito, de um tamanho, mas todos possuem uma característica em comum - todos caindo aos pedaços! Percebi que pedestre não tem vez, mas sim a buzina! Contudo as minhas maiores aventuras relacionadas a transporte foram em Cuzco e foram hilárias! rs 
Se você for viajar para Lima, não terá problemas com relação a chuvas, pois quase não chove em Lima: lá é uma região desértica.
Depois de visitar um pouquinho de Lima, segui para Cuzco, o umbigo do mundo!! (Leia no próximo post)





Nenhum comentário:

Postar um comentário